27 de fev de 2008

Conferência Duas realidades



O ciclo de conferências tem como mote o confronto entre duas realidades: a escola de arquitectura e o mundo do trabalho; leccionar e/ou projectar em oposição a aprender/aplicar.

Neste sentido, é irrevogável a presença de docentes de arquitectura e ex-alunos, a fim de explicar a transição do método de ensino na faculdade, para a exigência e competividade do mercado de trabalho.

Os membros do corpo docente poderão abordar a conciliação entre o acto de projectar/ leccionar ou apenas a possibilidade de opção da vertente educacional.

É questionado se os métodos de ensino na faculdade propostos pelos docentes, são transportados, e por isso compatíveis, com o seu trabalho projectual diário.

“Olha para o que eu digo” (ensino - professor arquitecto)

“Olha para o que eu faço” (ensino - professor arquitecto no activo)

“Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço” (ensino - professor arquitecto no activo)

Por outro lado, os ex-alunos irão confrontar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adquiridos na faculdade, com o que realizam agora; porventura poderão ter de cumprir o que nunca aprenderam. Serão de igual forma abordadas as dificuldades subjacentes ao mundo do trabalho, bem como perspectivas futuras e construção de carreira.

“Olha para o que eu faço depois do que me foi dito.”

Por último, surgirá uma síntese crítica das abordagens anteriores por parte de um professor convidado.

“ Olha para os outros dizem e fazem”.

Com a concretização destas conferências pretende-se criar uma iniciativa que se prolongue pelos anos seguintes, estabelencendo um ponto de partida para futuras acções por parte dos alunos. Por outro lado, pretende abrir outras perspectivas no que diz respeito às actividades directa ou indirectamente ligadas ao campo da arquitectura, como diferentes chaves para o futuro.

Mais info DAAUM

Nenhum comentário: